Como consultar a memória de cálculo da Fatura-ICMS no Sistema SATE - Prática Fiscal

1 de outubro de 2019

Como consultar a memória de cálculo da Fatura-ICMS no Sistema SATE



Em postagem anterior, expliquei pra vocês o que é a Fatura-ICMS da SEFAZ/AP. E hoje vou te mostrar o passo-a-passo para consultar todos os detalhes da fatura através do Sistema SATE.

Vamos lá?

1 – Primeiro você acessa a tela de login do SATE no endereço www.sefaz.ap.gov.br/sate/
Observação importante: o login no sistema é concedido pelo setor de atendimento da SEFAZ/AP para os contribuintes inscritos no Cadastro ICMS do órgão.


2 – Depois de realizar o login, acesse o menu “Fatura – Consultar Item Fatura” do sistema. A seguinte tela será aberta:


3 – Para buscar as faturas que você deseja detalhar, informe o intervalo do período de referência e a identificação da inscrição estadual (não esqueça de clicar em pesquisar ao lado da caixinha onde você digita a inscrição estadual). Depois, clique “Consultar”.


4 – O sistema irá retornar todas as faturas existentes para o contribuinte informado, do período que você consultou:


5 – Para abrir o detalhamento, selecione a Fatura que você deseja consultar e clique em detalhar:


6 – Na tela seguinte, o sistema exibirá cada um dos itens exigidos na fatura selecionada, identificando o número da nota fiscal, valor da NF-e e valor do ICMS de cada um dos documentos fiscais:


7 – Para visualizar os dados da nota fiscal, clique no botão da nota fiscal que deseja consultar:



8 – No detalhamento da nota fiscal, o sistema exibe todos os dados referentes à nota fiscal eletrônica, como emitente, destinatário, produtos, chave de acesso, etc. É possível também imprimir o DANFE correspondente clicando em “Imprimir DANFE”.


9 – Retornando à tela anterior, para consultar a Memória do cálculo que detalha como o fisco chegou ao valor exigido, basta clicar no botão “Gerar” do item que deseja verificar:



10 – O sistema exibirá um alerta informando que o processamento pode demorar um pouco. Você clica em ok e aguarda o processamento ser concluído:


11 – Após a conclusão do processamento, o sistema abrirá um arquivo pdf com todas as informações do cálculo (NCM, MVA, alíquota, base legal, etc.):



Gostou do tutorial? Compartilhe com outras pessoas, pode ser útil pra elas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir